DF ganha destaque internacional na maior conferência de prevenção do crime com urbanismo inteligente

DF ganha destaque internacional na maior conferência de prevenção do crime com urbanismo inteligente

Experiência do DF em segurança preventiva reforça protagonismo brasileiro em políticas públicas baseadas em ciência e urbanismo. Representantes da SSP destacaram o sucesso das políticas públicas de segurança no DF | Foto: Divulgação/SSP-DF

O Distrito Federal foi protagonista da ICA Conference 2025, maior evento global sobre prevenção do crime pelo design ambiental (CPTED), realizado em Palm Springs, na Califórnia. Durante o Painel Brasil, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) apresentou casos de sucesso e inovações metodológicas que vêm sendo implementadas por meio do programa Segurança Integral.

“A presença da SSP-DF na ICA Conference 2025 reafirma o protagonismo da capital federal na construção de políticas públicas de segurança pautadas em ciência, planejamento urbano e participação social. É prova de que o programa Segurança Integral tem se consolidado como uma referência internacional em segurança preventiva, integrada e sustentável”, destacou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A abertura do painel foi conduzida pelo tenente-coronel Isangelo Senna, referência nacional em CPTED e coordenador de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da SSP-DF.

“Destacamos ferramentas como o Inventário CPTED para Espaços Públicos, que utilizamos para diagnosticar áreas vulneráveis, e o curso de formação voltado a profissionais da segurança e da gestão territorial. A integração entre políticas públicas e práticas de gestão territorial é essencial para o sucesso de qualquer projeto de segurança preventiva”, afirmou Senna.

Outro destaque foram as ações do eixo Cidade Mais Segura. A major Daniele Alcântara, da Subsecretaria de Integração em Políticas, demonstrou como a requalificação urbana de locais como a Catedral Metropolitana de Brasília e o Centro POP contribuíram para a redução de conflitos e ampliação da proteção social. “A CPTED é uma ferramenta poderosa para reestruturar espaços e promover a segurança de forma sustentável, sem recorrer apenas à repressão porque é visível que as modificações no ambiente desincentivam ações criminosas e aumentam a sensação de segurança ”, explicou.

Avanços do programa Guardião Escolar, que melhora a segurança nas escolas públicas por meio de diagnósticos ambientais, reorganização do espaço e articulação com a comunidade, também foram levados à conferência. “A segurança escolar deve ser uma prioridade, não apenas para a proteção dos alunos, mas também para a construção de uma cultura de paz nas comunidades”, destacou a tenente-coronel Renata Cardoso, chefe do Centro de Políticas Públicas da PMDF.

Também ganhou espaço o programa Guardião Rural, voltado para áreas do campo. Apresentado por Isangelo em coautoria com o major Rafael Branquinho, do Conselhos Comunitários de Segurança, o projeto atua com foco na vigilância solidária, gestão territorial participativa e prevenção situacional no meio rural, valorizando o envolvimento direto das comunidades.

A participação também foi marcada pelo reconhecimento internacional do CPTED implantado em outros estados. O programa Comvida, da Polícia Militar da Paraíba foi citado como exemplo de iniciativa inspirada no curso oferecido pelo DF, que promoveu um impacto direto na segurança, contribuindo com o fortalecimento das ações preventivas na região.

*Com informações da SSP-DF