Começa temporada dos ipês, árvore símbolo de Brasília
Distrito Federal possui mais de 270 mil árvores. Floração, que marca início da temporada de seca, vai até outubro.
Os ipês, símbolo de Brasília, já começam a encher de beleza a capital federal. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), são mais de 270 mil ipês variados espalhados pelo Distrito Federal.
Eles florescem do fim de maio até outubro, e marcam o início do período da seca no Cerrado.
Do tupi-guarani, ipê significa casca dura. É uma árvore típica do Cerrado e já existia na região antes da construção de Brasília.
Curiosamente, os ipês florescem justamente na estação seca, quando a maioria das plantas parece adormecer. É o estresse hídrico, aliado à queda das folhas, que estimula a árvore a produzir flores em abundância, criando um contraste visual.
“A menor disponibilidade de água faz com que a planta aumente a produção de flores como tentativa de garantir a manutenção da espécie. Invernos mais secos refletem em floradas mais abundantes”, explica a engenheira agrônoma, Giuliana Velasco.
A planta está presente em locais com temperaturas entre 18 °C e 26 °C e leva até 20 anos para desenvolver os troncos tortuosos com casca grossa. A altura da árvore pode chegar a 35 metros. Já as copas coloridas duram uma semana, conforme a umidade do local.
“Ipês são plantas de dias curtos, florescendo preferencialmente no outono e no inverno”, diz Velasco.
As flores que duram mais tempo são as do Ipê roxo, cerca de três semanas. Já as que menos duram são as brancas, de 5 a 7 dias. Há ainda o ipê verde, considerado raro
